Seleção Pública de Projetos Esportivos Educacionais

quinta-feira, 2 de maio de 2013

A importância do esporte na educação - Por José Rubens D'Elia


                                       
                                      Foto: Alunos do Projeto Esporte e Educação: Essa é a Nossa Praia



Percebo que a massa crítica em relação à importância da Educação Física no currículo escolar e no currículo da vida está se consolidando de forma 

Por José Rubens D'Elia   

Já tivemos oportunidade de falar sobre este tema quando houve uma série de reportagens envolvendo vários países de vanguarda, mostrando como a Educação Física estava inserida no currículo normal, como forma de desenvolvimento global da criança, ou seja, como um instrumento capaz de interagir na formação e na aprendizagem de outras matérias, como matemática, comunicação, e na percepção e conquista de autonomia e auto-estima. 

Este fato foi extremamente importante, principalmente, para aqueles que como eu acreditam que a atividade física é um corrimão para a vida, propiciando inúmeros benefícios além do corpo. 

Percebo que a massa crítica em relação à importância da Educação Física no currículo escolar e no currículo da vida está se consolidando de forma irreversível. 

Uma prova concreta foi a recente matéria exibida no Programa Esporte Espetacular da Rede Globo, de 08 de abril, onde tive a oportunidade de contribuir com a matéria, bem como participar como um dos entrevistados, cujo tema foi “A importância do Esporte na Educação”. 

Foi muito gratificante poder falar e demonstrar através de exemplos reais e diversos como o esporte foi determinante na vida de muitas crianças, como uma diretriz, para solucionar problemas físicos e de saúde, de auto-aceitação, auto-estima, de aprendizagem. 

A matéria enfocou situações tanto da periferia como das classes privilegiadas, em que a atividade física foi benéfica, tendo uma contribuição decisiva, muito além do esporte e de sua própria riqueza. 

Felizmente, muitas escolas estão fazendo parte dessa corrente em que a Educação Física faz parte do primeiro time das disciplinas, como algo que possibilita o desenvolvimento integral. Alguns clubes e entidades esportivas têm também essa filosofia e trabalham em prol dessa vertente. 

Os resultados estão tendo visibilidade e mostrando à sociedade um caminho viável e saudável para o desenvolvimento das crianças e do ser humano, através da atividade física. 

Cada esporte tem as suas particularidades e pode contribuir no desenvolvimento de várias características decisivas para a vida adulta, para a qualidade pessoal e profissional, para a saúde e Felicidade. 

Imagine todo este potencial disponível a acessível às crianças e às pessoas, direcionado por profissionais da saúde, terapeutas formais e informais! 

Como um dos idealizadores desse caminho, já visualizo a grande metamorfose positiva que o mundo poderá ter. 

Como contribuição, elaborei dentro da minha experiência, visão e conhecimento técnico o que cada esporte pode agregar com a sua prática, além dos benefícios da atividade física. 

Conheça o quadro, veja o esporte que pratica ou que gostaria de praticar. Experimente também o “outro olhar”, ou seja, pense nas competências que gostaria de aperfeiçoar e desenvolver e, além dos métodos que usa, adicione o esporte como um dos seus mestres. 

Tenho certeza de que os ganhos serão inúmeros na vida, na saúde, na felicidade. 


Esportes Coletivos 

Pontos Fortes: Cooperação; dinâmica responsabilidade; função definida; competição saudável; liderança; trabalho em equipe; estratégia. 

Pontos vulneráveis: submissão; dependência. 


Esportes Individuais 

Pontos Fortes: auto-estima; autonomia; foco; disciplina; superação. 

Pontos Vulneráveis: egoísmo; monotonia, solidão, dificuldade social. 



Fonte: Ativo.com

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O projeto é realizado pelo Instituto de Integração e Capacitação da Família (INCAF), em parceria com a Prefeitura de Paracuru, a Rádio Mar Azul 87,9 FM, e patrocínio da Petrobrás. 



#ESSAEANOSSAPRAIA 

Futebol de areia


                                                                          Foto: Internet 

Em menos de duas décadas, o beach soccer viajou das areias de Copacabana até os corações de milhares de praticantes e torcedores no mundo todo. A participação de jogadores mundialmente famosos como o brasileiro Junior Negão, o português Madjer e o espanhol Amarelle ajudaram a levar o esporte para mais de 170 países, fazendo da modalidade um dos esportes profissionais que mais crescem no mundo.

O futebol de praia é praticado como forma de entretenimento em todo o mundo há muitas décadas e em diversos formatos diferentes. No entanto, as regras oficiais só foram consolidadas em 1992, quando um torneio foi promovido como uma espécie de teste em Los Angeles. No ano seguinte, foi realizada em Miami a primeira competição profissional de beach soccer, com as presenças de Estados Unidos, Brasil, Argentina e Itália.

Em abril de 1994, a praia de Copacabana sediou o primeiro evento televisionado da modalidade. No ano seguinte, o Rio de Janeiro recebeu a edição inaugural do Campeonato Mundial de Beach Soccer, vencido pelo Brasil. O sucesso do torneio fez com que o interesse internacional começasse a crescer.

A demanda cada vez maior deu origem, em 1996, aos eventos do Pro Beach Soccer Tour. Na primeira edição, foram realizados 60 jogos em dois anos na América do Sul, Europa, Ásia e América do Norte, atraindo nomes importantes da modalidade.

Em 2005, o futebol de areia passou a ser administrado pela FIFA. Em maio daquele ano, a primeira Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA foi realizada em Copacabana. Para a surpresa de todos, o Brasil foi eliminado nas semifinais e a França derrotou Portugal na decisão.

O primeiro título brasileiro da Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA foi no ano de 2006, derrotando o Uruguai. O Brasil repetiu o título em 2007, 2008 e 2009, derrotando nas finais respectivamente México, Itália e Suíça.

Fonte: Site da FIFA

Fica a Dica





Dicas para a prática de esportes e exercícios na praia:

Uma das principais preocupações na hora de realizar um exercício na praia é a hidratação do corpo, além de cuidados com o sol que se torna muito forte durante alguns horários do dia. O ideal é que as atividades esportivas sejam realizadas quatro vezes por semana, com uma média de 45 minutos diários, sendo que o melhor horário é sempre antes das 10h e depois das 17h, quando o sol é menos intenso.

#DICAESSAEANOSSAPRAIA

O Lúdico & A Aprendizagem!


                                         


Falaremos agora sobre o lúdico como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem em sala de aula, quadra,
Foto: Internet 
em um ambiente educacional.


A ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, principalmente na educação infantil, por ser o brinquedo a essência da infância, e seus usos permitirem um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.


O “lúdico” pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianças. É evidente que os professores e futuros professores devem e precisam tomar consciência disso, nós (digo nós, porque sou professora) temos que ter em mente que escola não é local para “criar” atletas de elite, e sim um local para a formação de possíveis talentos e acima de tudo cidadãos de bens, não podemos esquecer que as aulas de educação física são a válvula de escape de uma rotina maçante de aulas com o bumbum pregado em uma cadeira.


O correto é que os professores atuantes em todas as disciplinas tenham conhecimento de alguns conceitos, como o “lúdico” e a “brinquedoteca”, e muitas outras questões sobre a relação do brincar com a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. Com certeza as aulas seriam mais prazerosas e os alunos teriam maior aprendizado, mas essa parte do lúdico é jogado como responsabilidade da Educação Física, pois somos vistos como um segundo recreio, disciplina sem importância, mas temos uma importância fundamental, sabemos disso, uma delas é trazer um alívio para todo o stress sofrido durante as aulas de gramática, matemática, e renovar essas crianças para a próxima aula!

No decorrer da minha experiência como professora, constatei que o lúdico exerce um papel importante na aprendizagem das crianças, e que alguns professores acreditam ser possível reunir dentro da mesma situação o brincar e o educar. Boa parte dos professores possuem conhecimento acerca do tema, mas tem medo de trabalhar com essa ferramenta por acreditar que a turma vai se perder, não vão se respeitar, não vão aprender, que para aprender tem que se manter uma doutrina rígida, focada na repetição, oras bolas, posso aprender a tabuada escrevendo ela mil vezes ou fazendo mil coisas diferentes, entre elas, uma brincadeira!
Independentemente de época, cultura e classe social, os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança, pois elas vivem em um mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos, onde a realidade e o faz-de-conta se confundem.

Deixo aqui como observação, a necessidade tanto nas escolas públicas quanto nas privadas, ou em outro local de ensino, uma maior conscientização no sentido de desmistificar o papel do “brincar”, que não é apenas um mero passatempo, mas sim objeto de grande valia na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças.

Nas sociedades de mudanças aceleradas em que vivemos, somos sempre levados a adquirir competências novas, pois é o individuo a unidade básica de mudança. A utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico faz despertar o gosto pela vida e leva as crianças a enfrentarem os desafios que lhe surgirem.


Fonte: Educação Física da Depressão

Esporte para crianças: Uma questão de saúde


No Brasil o número de crianças acima do peso vem aumentando rapidamente, segundo pesquisas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As causas apontadas são principalmente a ingestão de alimentos calóricos, a falta de exercícios físicos, sono irregular e excesso de tempo em redes sociais e vídeo games.
A prática esportiva tem grande importância na infância já que uma criança obesa pode apresentar de 68% a 77% de probabilidade de permanecer obesa durante a adolescência.
Analisando a pesquisa é possível ver o crescimento da obesidade em meninos e meninas:


Crescimento da obesidade em meninos de 5 a 9 anos




Crescimento da obesidade em meninas de 5 a 9 anos




Os índices de sedentarismo estão crescendo (atinge 28,3% dos meninos e 44% das meninas de 10 a 18 anos) e consequentemente a obesidade também. Para contornar esse problema tanto o Estado quanto os pais devem estimular a prática esportiva.
Conforme os dados coletados a prática de atividade física está perdendo espaço para o sedentarismo:

Pratica esportiva de crianças de 10 a 18 anos


Os problemas expostos nos dados do IBGE mostram a importância de investir em exercícios físicos para evitar problemas de saúde no futuro, mas na prática vemos que nem sempre isso acontece. Como vimos na matéria Descaso com o CRIA da página 9 da edição nº. 9 do LAMPIÃO, de abril de 2013 o Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA) está sem condições de oferecer mais oficinas. As barreiras burocráticas criadas pela Prefeitura de Mariana impedem que as crianças tenham acesso às oficinas esportivas.
Os benefícios do esporte vão além de evitar doenças como a hipertensão, complicações cardíacas, diabetes, colesterol alto e a obesidade. Ele promove uma maior interação social, um ambiente de competição saudável, melhora a concentração das crianças durante as aulas, diminui o tempo ocioso e o grau de hiperatividade. Isso torna o esporte uma prática de grande importância para o desenvolvimento infantil e que não deve ser ignorada já que esta é uma questão de saúde pública.


Fonte: Lampião






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O projeto é realizado pelo Instituto de Integração e Capacitação da Família (INCAF), em parceria com a Prefeitura de Paracuru, a Rádio Mar Azul 87,9 FM, e patrocínio da Petrobrás.

É só curtir e conferir! 

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