Seleção Pública de Projetos Esportivos Educacionais

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Esporte para crianças: Uma questão de saúde


No Brasil o número de crianças acima do peso vem aumentando rapidamente, segundo pesquisas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As causas apontadas são principalmente a ingestão de alimentos calóricos, a falta de exercícios físicos, sono irregular e excesso de tempo em redes sociais e vídeo games.
A prática esportiva tem grande importância na infância já que uma criança obesa pode apresentar de 68% a 77% de probabilidade de permanecer obesa durante a adolescência.
Analisando a pesquisa é possível ver o crescimento da obesidade em meninos e meninas:


Crescimento da obesidade em meninos de 5 a 9 anos




Crescimento da obesidade em meninas de 5 a 9 anos




Os índices de sedentarismo estão crescendo (atinge 28,3% dos meninos e 44% das meninas de 10 a 18 anos) e consequentemente a obesidade também. Para contornar esse problema tanto o Estado quanto os pais devem estimular a prática esportiva.
Conforme os dados coletados a prática de atividade física está perdendo espaço para o sedentarismo:

Pratica esportiva de crianças de 10 a 18 anos


Os problemas expostos nos dados do IBGE mostram a importância de investir em exercícios físicos para evitar problemas de saúde no futuro, mas na prática vemos que nem sempre isso acontece. Como vimos na matéria Descaso com o CRIA da página 9 da edição nº. 9 do LAMPIÃO, de abril de 2013 o Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA) está sem condições de oferecer mais oficinas. As barreiras burocráticas criadas pela Prefeitura de Mariana impedem que as crianças tenham acesso às oficinas esportivas.
Os benefícios do esporte vão além de evitar doenças como a hipertensão, complicações cardíacas, diabetes, colesterol alto e a obesidade. Ele promove uma maior interação social, um ambiente de competição saudável, melhora a concentração das crianças durante as aulas, diminui o tempo ocioso e o grau de hiperatividade. Isso torna o esporte uma prática de grande importância para o desenvolvimento infantil e que não deve ser ignorada já que esta é uma questão de saúde pública.


Fonte: Lampião






Nenhum comentário:

Postar um comentário