Foto: Alunos do Projeto Esporte e Educação: Essa é a Nossa Praia
Por José Rubens D'Elia
Já tivemos oportunidade de falar sobre este tema quando houve uma série de reportagens envolvendo vários países de vanguarda, mostrando como a Educação Física estava inserida no currículo normal, como forma de desenvolvimento global da criança, ou seja, como um instrumento capaz de interagir na formação e na aprendizagem de outras matérias, como matemática, comunicação, e na percepção e conquista de autonomia e auto-estima.
Este fato foi extremamente importante, principalmente, para aqueles que como eu acreditam que a atividade física é um corrimão para a vida, propiciando inúmeros benefícios além do corpo.
Percebo que a massa crítica em relação à importância da Educação Física no currículo escolar e no currículo da vida está se consolidando de forma irreversível.
Uma prova concreta foi a recente matéria exibida no Programa Esporte Espetacular da Rede Globo, de 08 de abril, onde tive a oportunidade de contribuir com a matéria, bem como participar como um dos entrevistados, cujo tema foi “A importância do Esporte na Educação”.
Foi muito gratificante poder falar e demonstrar através de exemplos reais e diversos como o esporte foi determinante na vida de muitas crianças, como uma diretriz, para solucionar problemas físicos e de saúde, de auto-aceitação, auto-estima, de aprendizagem.
A matéria enfocou situações tanto da periferia como das classes privilegiadas, em que a atividade física foi benéfica, tendo uma contribuição decisiva, muito além do esporte e de sua própria riqueza.
Felizmente, muitas escolas estão fazendo parte dessa corrente em que a Educação Física faz parte do primeiro time das disciplinas, como algo que possibilita o desenvolvimento integral. Alguns clubes e entidades esportivas têm também essa filosofia e trabalham em prol dessa vertente.
Os resultados estão tendo visibilidade e mostrando à sociedade um caminho viável e saudável para o desenvolvimento das crianças e do ser humano, através da atividade física.
Cada esporte tem as suas particularidades e pode contribuir no desenvolvimento de várias características decisivas para a vida adulta, para a qualidade pessoal e profissional, para a saúde e Felicidade.
Imagine todo este potencial disponível a acessível às crianças e às pessoas, direcionado por profissionais da saúde, terapeutas formais e informais!
Como um dos idealizadores desse caminho, já visualizo a grande metamorfose positiva que o mundo poderá ter.
Como contribuição, elaborei dentro da minha experiência, visão e conhecimento técnico o que cada esporte pode agregar com a sua prática, além dos benefícios da atividade física.
Conheça o quadro, veja o esporte que pratica ou que gostaria de praticar. Experimente também o “outro olhar”, ou seja, pense nas competências que gostaria de aperfeiçoar e desenvolver e, além dos métodos que usa, adicione o esporte como um dos seus mestres.
Tenho certeza de que os ganhos serão inúmeros na vida, na saúde, na felicidade.
Esportes Coletivos
Pontos Fortes: Cooperação; dinâmica responsabilidade; função definida; competição saudável; liderança; trabalho em equipe; estratégia.
Pontos vulneráveis: submissão; dependência.
Esportes Individuais
Pontos Fortes: auto-estima; autonomia; foco; disciplina; superação.
Pontos Vulneráveis: egoísmo; monotonia, solidão, dificuldade social.
Fonte: Ativo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário