Seleção Pública de Projetos Esportivos Educacionais

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Futebol de areia


                                                                          Foto: Internet 

Em menos de duas décadas, o beach soccer viajou das areias de Copacabana até os corações de milhares de praticantes e torcedores no mundo todo. A participação de jogadores mundialmente famosos como o brasileiro Junior Negão, o português Madjer e o espanhol Amarelle ajudaram a levar o esporte para mais de 170 países, fazendo da modalidade um dos esportes profissionais que mais crescem no mundo.

O futebol de praia é praticado como forma de entretenimento em todo o mundo há muitas décadas e em diversos formatos diferentes. No entanto, as regras oficiais só foram consolidadas em 1992, quando um torneio foi promovido como uma espécie de teste em Los Angeles. No ano seguinte, foi realizada em Miami a primeira competição profissional de beach soccer, com as presenças de Estados Unidos, Brasil, Argentina e Itália.

Em abril de 1994, a praia de Copacabana sediou o primeiro evento televisionado da modalidade. No ano seguinte, o Rio de Janeiro recebeu a edição inaugural do Campeonato Mundial de Beach Soccer, vencido pelo Brasil. O sucesso do torneio fez com que o interesse internacional começasse a crescer.

A demanda cada vez maior deu origem, em 1996, aos eventos do Pro Beach Soccer Tour. Na primeira edição, foram realizados 60 jogos em dois anos na América do Sul, Europa, Ásia e América do Norte, atraindo nomes importantes da modalidade.

Em 2005, o futebol de areia passou a ser administrado pela FIFA. Em maio daquele ano, a primeira Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA foi realizada em Copacabana. Para a surpresa de todos, o Brasil foi eliminado nas semifinais e a França derrotou Portugal na decisão.

O primeiro título brasileiro da Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA foi no ano de 2006, derrotando o Uruguai. O Brasil repetiu o título em 2007, 2008 e 2009, derrotando nas finais respectivamente México, Itália e Suíça.

Fonte: Site da FIFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário