Seleção Pública de Projetos Esportivos Educacionais

terça-feira, 4 de junho de 2013

A IMPORTÂNCIA DO ESPORTE NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS: FALAM OS ESPECIALISTAS

Juan Sebastián Riaño e Jairo Ulises Camargo são dois jovens, porém, experientes treinadores de futebol especializados no trabalho com meninos e meninas. Aqui temos alguns conselhos práticos para que o seu filho se divirta, cresça saudável e se prepare para a adolescência e a idade adulta.

imagem: internet
O QUE UMA CRIANÇA PRECISA PARA JOGAR FUTEBOL?

As únicas coisas que uma criança precisa para praticar futebol é vontade e a motivação suficientes para querer crescer como pessoa. O resto, uma camiseta, um short e uma bola são achados em qualquer loja.

COM QUE IDADE UMA CRIANÇA DEVE COMEÇAR A TREINAR?

Se for o caso de uma criança que só usará o futebol como lazer a idade indicada é cinco anos. Se a criança for participar de competições, oito anos é a idade adequada.

POR QUE É IMPORTANTE QUE AS CRIANÇAS PRATIQUEM ESPORTES?

O esporte é fundamental para o desenvolvimento das crianças como um todo, pois é um ótimo caminho para a adaptação social e, com a intervenção das pessoas indicadas desde o plano da formação, uma grande fonte de valores. Para os treinadores profissionais o fundamental é o todo, que consiste em formar boas pessoas, afastadas dos vícios e dos maus costumes. O esporte é um grande formador de pessoas íntegras. Quando uma criança treina em um time de futebol aprende principalmente a trabalhar em equipe, forma sua identidade e ocupa seu tempo livre.

ALGUMA VEZ JÁ FALOU PARA UMA CRIANÇA QUE O FUTEBOL NÃO É SUA PRAIA?

Um treinador jamais deveria dizer a uma criança que o futebol não é para ela. O objetivo do treinamento a nível infantil jamais será criar jogadores profissionais, e sim formar melhores seres humanos.

O QUE DEVEM FAZER OS PAIS QUANDO PERCEBEM QUE SEUS FILHOS POSSUEM TALENTO PARA O FUTEBOL?

É preciso tentar usar esse talento e depois aproveitá-lo, potencializar a criança a explorar até o seu nível máximo. Não há muitas exigências para os pais quando descobrem talento em seus filhos, sua tarefa é estar prontos, apoiá-los a todo o momento e ajudá-los no processo de formação integral junto ao treinador: é um trabalho em conjunto.

COMO AS CRIANÇAS ENFRENTAM A DERROTA?

O treinador deve ser sempre um grande motivador tanto na vitória quanto na derrota. No futebol infantil e juvenil o resultado é o de menos, o importante é que sejam cumpridos os objetivos determinados pelo treinador.

COMO TIRAR DE UMA CRIANÇA A TRISTEZA DA DERROTA?

Após a derrota o treinador deve conscientizar as crianças de que haverá muitas outras oportunidades, o futebol é lazer, haverá muitas outras derrotas mas também virão muitas vitórias. O treinador deve enfatizar que o importante é o trabalho feito, é orientar para a disciplina, sua preocupação será que a criança aprenda, dando mais oportunidades para que a criança supere isso.

É DIFERENTE TREINAR MENINOS E MENINAS, POR QUÊ?

Mentalmente os meninos acreditam que nasceram prontos para jogar futebol, nas meninas pode ser que tecnicamente as condições não existam, mas os níveis de entrega e sacrifício delas são insuperáveis, motivo pelo qual trabalham muito melhor e as equipes se entregam mais. As mulheres têm muito mais para aprender, pelo menos na Colômbia, porque culturalmente em nosso país o futebol é um esporte para homens, coisa que não acontece em países como Brasil ou Argentina. No caso dos meninos está definido pela sociedade que devem jogar futebol, é uma questão cultural: os meninos nascem com o futebol correndo pelas suas veias.

QUAIS SÃO OS ERROS MAIS COMUNS DOS PAIS FRENTE À FORMAÇÃO ESPORTIVA DOS SEUS FILHOS?

O principal erro dos pais é pensar em seus filhos como um “investimento”, pensar que seu filho chegará a ser profissional e que resolverá os seus problemas econômicos. Cabe ressaltar que a porcentagem de crianças que se tornam profissionais e triunfam é mínimo. Outro erro é tentar influenciar o trabalho dos meninos: o pai dá ao menino instruções que passam por cima da autoridade do treinador sem saber bem o que fazem. Outro erro bastante comum dos pais é exigir demais dos seus filhos nas competições. O erro é criticá-lo quando falha, pois isso afeta profundamente as crianças.

COMO MANEJAR O TEMOR DAS MÃES E DOS PAIS COM AS PANCADAS QUE SOFREM AS CRIANÇAS NA PRÁTICA DE ESPORTES?

É normal que, especialmente as mães, tenham medo de que seus filhos possam chegar a sofrer alguma lesão ou pancada. No futebol pode acontecer porque é um esporte de contato e acontecem acidentes. O menino realmente vai se sujar, ralar e inclusive torcer o pé. Tudo isso pode acontecer, mas o treinador deve saber lidar com isso.

O QUE PODE SER ENSINADO COM A PRÁTICA DE ESPORTES?

A disciplina é a principal qualidade desenvolvida nos meninos por meio da prática do futebol, desde que haja o acompanhamento por parte dos pais e um engajamento profissional do treinador. No caso específico dos esportes de grupo também se desenvolve a mecânica do trabalho em equipe, habilidades sociais, processos de identidade e todos os benefícios trazidos pelo esporte.

O QUE ACONTECE QUANDO UM MENINO TALENTOSO NO ESPORTE COMEÇA A SE ACHAR UMA “ESTRELA”?

Os meninos tendem a fantasiar e quando possuem um bom nível e recebem muitos elogios podem chegar a dar um excessivo valor a isso. Normalmente, os meninos que se sentem estrelas são os primeiros que perdem o interesse nos treinamentos e iss, geralmente os leva ao fracasso. Nesse caso a tarefa do treinador é dar a estes meninos uma maior responsabilidade, de modo que entendam que o seu talento está ao serviço de toda a equipe. Em uma equipe sempre há meninos assim, em geral estimulados pelos seus pais. A mensagem para esses pais que se “sentem” empresários e agentes, é que tenham paciência e sejam realistas quanto ao fato de que uma porcentagem muito baixa de meninos chegará a ser profissional.
Alguns meninos também tendem a ter conflitos, podem chegar a ser maus líderes, aqueles que com sua atitude sabotam o trabalho do treinador e semeiam o descontentamento no restante do grupo. Frente a esse tipo de atitudes a tarefa do treinador é ser educativo, o primeiro é formar valores e sempre procurar que sejam melhores pessoas. Quando o jogador adquire valores, os assume como próprios e os usa em sua vida, a tarefa do treinador é guiá-los para um bom caminho.

ALGUMA VEZ TEVE QUE GUIAR UMA SITUAÇÃO ONDE OS PAIS OBRIGAM SEUS FILHOS A JOGAR FUTEBOL? O QUE VOCÊ DIRIA AOS PAIS QUE MOSTRAM ESSA ATITUDE?

Quando os pais obrigam seus filhos a realizar qualquer tipo de prática, não necessariamente esportiva, os resultados tendem a ser ruins. O conselho para os pais é que escutem as crianças, não é possível fazer todas as suas vontades, mas é preciso tratar de escutá-los. É necessário conhecer as preferências das crianças porque eles não mentem, devemos pesquisar quais atividades realizam e curtem verdadeiramente e procurar acompanhar as vontades de seus filhos.

QUANDO TEM SUCESSO A EDUCAÇÃO ESPORTIVA DE UM MENINO?

O sucesso acontece quando a mensagem positiva do treinador é entendida pelo menino, quando é formado um jogador completo, quando é percebido que as equipes se transformaram em grupos de amigos e quando estimula a união na família. Nas categorias inferiores a história de ganhar jogos é uma coisa secundária.
O sucesso também acontece quando o adulto que passou por um processo de formação esportiva é alguém que sabe trabalhar em equipe, que sabe escutar. Quando esse homem usa as ferramentas que foram dadas a ele no campo de futebol e as emprega para solucionar os problemas da vida cotidiana.

O QUE DEIXA AOS MENINOS NA PARTE FÍSICA?

A criança que pratica qualquer esporte será uma pessoa mais ativa e terá melhor rendimento nas atividades da vida cotidiana. Será uma pessoa saudável e a nível intelectual também crescerá, pois com o treinamento de futebol adquire habilidades estratégicas com as quais chega à resolução rápida dos problemas. Também melhora nos seus movimentos físicos e na expressão corporal.

QUAL ATIVIDADE FÍSICA EM CASA É RECOMENDADA PARA QUE OS PAIS PRATIQUEM COM OS SEUS FILHOS?

Qualquer atividade que requeira um pensamento lógico e um desenvolvimento físico mínimo entre pai e filho funciona perfeitamente. O importante é ter um trabalho em equipe entre pai e filho, a atividade pode ser qualquer uma, tanto em casa quanto ao ar livre. O importante é pensar na união familiar: os abraços, o carinho e o respeito são a melhor atividade entre pais e filhos.

É PRECISO TER ALGUM TIPO DE CUIDADO PARA PREVENIR AS LESÕES?

Sempre é preciso tomar cuidado, os profissionais realizam um aquecimento prévio, por exemplo. Também é preciso levar em consideração que para a prática de todo esporte existem peças básicas para prevenir lesões como tornozeleiras, sapatos especiais etc.

OS ESPECIALISTAS

Juan Sebastián Riaño, de 27 anos, é treinador profissional de futebol desde 2009. Praticou futebol profissionalmente em clubes da primeira B e C de Bogotá, mas parou muito cedo para se dedicar aos estudos de Educação Física. Posteriormente foi para a Argentina onde estudou e se formou treinador de futebol em dois anos na Escola Nicolás Avellaneda.
Depois disso, trabalhou em vários clubes na América do Sul e considera que sua profissão implica, principalmente, paixão e comprometimento total com o esporte. Garante que é uma carreira longa e muito difícil, mas a satisfação de ver uma criança feliz e formada integralmente, paga todo o sacrifício. Jairo Ulises Camargo Castillo, de 31 anos, herdou seu amor pelo esporte do seu tio Onofre Camargo, um conhecido jogador de futebol profissional. Ele o levou aos 13 anos para jogar no seu clube, Nacional de Eléctricos, que competia em uma categoria amadora de Bogotá. Do seu tio e em razão disso, Jairo assimilou os primeiros conhecimentos como treinador que o levaram a se decidir pelo estudo de Educação Física em 1998.
A partir desse momento, aos 18 anos, é encarregado pelo seu tio de orientar as divisões inferiores do clube, categoria sub 13, baseado na experiência prévia como jogador e os conhecimentos adquiridos na universidade. No entanto, Jairo sentia que faltava alguma coisa, e assim decide continuar sua formação na Escola Nacional de Esportes em Cali, onde estudou Treinamento Esportivo. Essa experiência, além de acrescentar preparação, permitiu a ele aprender com alguns dos mais importantes diretores técnicos do país. Jairo considera que a característica fundamental de qualquer treinador deve ser o carisma para motivar os jogadores.


Fonte: Site Colgate

Saúde escolar: guia completo para os pais

Para além de surtos repentinos, como o da gripe suína em 2009, há uma série de outras doenças virais que acometem crianças, principalmente no inverno. O ambiente escolar torna mais fácil a proliferação de doenças, devido a grande concentração de estudantes. "Quadros virais são comuns nessa época e ambientes pouco arejados favorecem a transmissão de
Imagem: Internet
doenças", afirma o infectologista pediátrico do Hospital Israelita Albert Einstein Márcio Moreira. Ele explica que manter a vacinação em dia e fazer acompanhamento médico regular são os principais cuidados para evitar doenças. "Conhecer bem a criança ajuda o médico a dar orientações para qualquer doença", completa.

Para ajudá-lo na prevenção e tratamento de doenças virais, comuns em crianças, entrevistamos pediatras e elaboramos o guia a seguir.

Doenças virais mais comuns em crianças
Gripes, caxumba, catapora, entre outras, são doenças contagiosas ocasionadas por vírus. Sua transmissão ocorre pelo ar ou por contato direto com secreção de pessoas doentes. A seguir, saiba quais os principais sintomas das doenças virais mais comuns nos pequenos.
Dicas para os pais

É preciso manter as crianças hidratadas e alimentá-las bem, atentando para eventuais anormalidades. "Os pais devem ter bom senso e procurar o médico da criança sempre que seja necessário", explica o pediatra Márcio Moreira, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP). Além disso, é importante seguir à risca o calendário de vacinação e fiscalizar a escola, para saber se ela está fazendo a parte dela.
Cuidados na escola

A escola tem um papel importante no combate à doenças. "Tomar algumas medidas, como lavar brinquedos usados por todas as crianças e treinar funcionários, podem ter impacto na redução da transmissão de enfermidades", explica o pediatra Renato Kfouri, diretor da diretor da Sociedade Brasileira de Imunização (SBI). Outra medida importante é cobrar dos pais a caderneta de vacinação. "As escolas também podem fazer palestras para conscientizar os pais sobre a importância das vacinas", diz o pediatra Márcio Moreira, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP). Ele também sugere envolver os adolescentes por meio de palestras especiais para esse público. Já crianças menores devem ser cuidadas por um funcionário exclusivo, para evitar a contaminação de outros estudantes. Moreira recomenda deixar a criança doente em casa, esperando 24 horas sem febre. "Se a criança estiver doente, é mais prudente não levá-la à escola".

A escola também tem obrigação de notificar os pais sobre casos de doença. "Nesses casos, a conduta correta é procurar o pediatra da criança comunicando sobre caso de doença na escola e saber quais os procedimentos", explica o pediatra Alessandro Danesi, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP). A notificação funciona como um alerta para os adultos, que também precisam se proteger, e vale principalmente para mães gestantes. Professores e funcionários da escola, quem não foram vacinados na infância, também precisam se proteger -- eles devem tomar vacinas contra gripe, pneumonia, difteria e tétano, hepatite A e B, varicela (catapora), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba).

Fonte: Educar para Crescer



Projeto Esporte e Educação: Essa é a Nossa Praia : O que é desenvolvimento sustentável?

Projeto Esporte e Educação: Essa é a Nossa Praia : O que é desenvolvimento sustentável?: A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem compro...

O que é desenvolvimento sustentável?



A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Imagem: internet
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?

Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.
Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.

Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.

O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

Os modelos de desenvolvimento dos países industrializados devem ser seguidos?

O desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países industrializados. Mesmo porque não seria possível.

Caso as sociedades do Hemisfério Sul copiassem os padrões das sociedades do Norte, a quantidade de combustíveis fósseis consumida atualmente aumentaria 10 vezes e a de recursos minerais, 200 vezes.

Ao invés de aumentar os níveis de consumo dos países em desenvolvimento, é preciso reduzir os níveis observados nos países industrializados.

Os crescimentos econômico e populacional das últimas décadas têm sido marcados por disparidades.

Embora os países do Hemisfério Norte possuam apenas um quinto da população do planeta, eles detêm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produção de madeira mundial.


Fonte: WWF