Seleção Pública de Projetos Esportivos Educacionais

segunda-feira, 3 de junho de 2013

A importância da Educação Física nas escolas

David Gallahue, doutor em Desenvolvimento Humano e Educação Especial, fala sobre a importância da disciplina nas escolas.
Muita gente acredita, ainda hoje, que as aulas de Educação Física Escolar são apenas um momento de lazer e desconcentração na sescolas. E, por isso, não se dá a devida importância a essa que é uma disciplina essencial no currículo escolar, já que é responsável pelo desenvolvimento motor das crianças. Além disso, o exercício físico ainda é capaz de
Imagem: Internet
combater diversas doenças relacionadas ao sedentarismo, como obesidade, diabetes e problemas cardíacos. Deve, portanto, ser praticado sempre - na escola e em casa.

É isso o que diz o doutor em Desenvolvimento Humano e Educação Especial David Gallahue em suas palestras sobre a importância das aulas de Educação Física. "O desenvolvimento motor é parte de todo o comportamento humano. O desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento afetivo e o desenvolvimento motor estão relacionados", afirma o especialista, que é professor da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos

Educação Física Escolar: acompanhamento constante 

Em sua opinião, “a escola é único lugar em que nós podemos garantir que todas as criançasterão um tempo dedicado à instrução. E as aulas de Educação Física na escola são diferentes do simples ato de brincar no quintal de casa porque elas são instrutivas. Ensinam como as criançaspodem mover o corpo. É o único lugar onde elas estão sendo instruídas o tempo inteiro. Inclusive o ideal seria que as crianças tivessem mais do que apenas uma ou duas aulas deEducação Física na escola por semana. O ideal seriam três vezes, mesmo que por um período mais curto - em vez de ter período de 50, 60 minutos, poderiam ter três períodos de meia hora. Isso faria com que as crianças se mexessem mais e o exercício físico se tornaria parte da vida delas. O professor de Educação Física na escola é uma pessoa extremamente importante na comunidade escolar”, completa.

Fonte: Site Educação Física 

Importância da atividade física

Estar ativo fisicamente é um elemento chave para a longevidade, para uma vida mais feliz e
Foto: Alunos do Projeto Esporte e Educação: Essa é a Nossa Praia
saudável. Pode ajudar a aliviar o estresse e fornecer um sentimento agradável de bem estar.
A atividade física regular pode ajudar também no alcance e manutenção de um peso saudável e diminuir o risco de doenças crônicas e cardíacas, além de melhorar o humor e auto estima.

Benefícios da atividade física:
  • Melhora da auto-estima e sentimento de bem-estar
  • Aumento da energia
  • Ajuda a construir e manter músculos
  • Aumento da resistência e força muscular
  • Melhora a flexibilidade e postura
  • Auxílio no controle do peso
  • Diminuição do risco de doença cardíaca, câncer do colon, diabetes do tipo 2, derrame
  • Ajuda a controlar a pressão sangüínea
  • Reduz a depressão e ansiedade
  • Melhora o humor
A atividade física além de trazer benefícios imprescindíveis à saúde, é importante também por razões estéticas: a atividade física queima calorias. Quando você queima mais calorias do que consome num dia, você perde peso. Você também pode evitar ganhar peso equilibrando o número de calorias que você queima com o número de calorias que você ingere. Assim a pessoa garante não só a boa forma física, como a boa forma mental, pois aumenta sua auto-estima e fica com mais energia ou para enfrentar um dia de trabalho estressante ou para curtir uma aventura com a família e amigos.

A atividade física e nutrição trabalham juntas para uma saúde melhor. Estar ativo aumenta a quantidade de calorias queimadas.

À medida que a pessoa envelhece, seu metabolismo fica mais lento, então para manter o equilíbrio energético é necessário movimentar- se mais e comer menos.

Alguns tipos de atividades físicas são especialmente benéficas:

Atividades aeróbicas - aceleram a frequência cardíaca e respiratória e melhora a resistência cardíaca e pulmonar. Exemplos: caminhada rápida, corrida e natação.

Atividades de resistência e força - ajudam a construir e manter ossos e músculos, trabalhando-os para vencer a gravidade. Exemplos: carregar uma criança, levantar peso, e caminhar.

Atividades de equilíbrio e elasticidade - melhoram a estabilidade física e flexibilidade, o que reduz riscos de acidentes. Exemplos: dançar, ioga e artes marciais.



Fontes:
USDA - United States Department of Agriculture
NIH - National Institute of Health





Fonte: Emedix

Educação – A importância da educação para jovens

A educação esclarece a diferença entre o certo e o errado e ajuda a inculcar na cabeça de juventude boas virtudes. Qual é a importância da educação para os jovens? Vamos entender…

Foto: Alunos do Projeto Esporte e Educação: Essa é Nossa Praia 
Juventude é a fase da vida em que você sonha, tem grande esperaça de que o melhor aconteça com você, faz com que voce olhe para a frente para um futuro brilhante. É aquela fase em que nada parece impossível, você quer ser bem sucedido e você acha que vai. Você sente que sabe exatamente o que quer da vida e você acha que vai conseguir. Durante estes anos, a vida parece brilhante e bonita. Você sente que pode conquistar o mundo. É uma fase importante na sua vida – a juventude.  É quando você começa a compreender a si mesmo, descobrir o seu potencial, sabe quando as oportunidades batem a sua porta e sonha com o sucesso. É o momento de reinventar-se e redesenhar sua personalidade. E é aí que a educação tem um grande papel a desempenhar.

Educação de Jovens – Conheça sua Importância

A educação é a melhor ferramenta para trazer uma mudança positiva na sociedade, para desenvolver uma geração de indivíduos responsáveis e contribuir para o desenvolvimento de bons seres humanos. O objetivo fundamental da educação é ganhar conhecimento, compreender as formas de conduta apropriada e adquirir competência técnica em assunto específico (s). Educação serve como meio para desenvolver-se física, mental e socialmente.

Veja como a educação faz a diferença na vida de alguém.
DÁ-LHE ASAS: A importância da educação manifesta-se na necessidade de cultivar os jovens a tornarem-se indivíduos maduros. A juventude é a fase de crescimento de suas vidas. É durante esses anos que eles desenvolvem, desde crianças a tornarem-se indivíduos maduros e responsáveis. É durante essa fase que eles tomam decisões de carreira e começar a perseguir seus objetivos.

DIZ-LHES PARA ONDE VOAR: Educação deve consistir de treinamento e desenvolvimento em seu campo (s) de interesse. Deve ajudar os jovens definir seus objetivos de carreira, decidir o que quer da vida e capacitá-los para alcançar o que desejam. Educação para jovens devem ter em vista ajudar a construir um conjunto de habilidades e trabalho sobre as competências adquiridas para desenvolver competências assunto. Ela deve incluir cursos que podem ajudá-los a desenvolver uma carreira. A educação deve abrir portas para novas oportunidades em diferentes campos. Deve ajudar os jovens encontrar caminhos para prosseguir os seus interesses. Deveria permitir-lhes  se aventurar em novos campos e explorar novas áreas. A educação deve ajudá-los a estabelecer metas alcançáveis e realizá-las.

TORNA-OS SOCIALMENTE CONSCIENTE: É importante que a educação para jovens vise desenvolver a consciência social. O treinamento dado a eles deve ser composto de educação ambiental e os valores sociais. Eles devem estar cientes das questões sociais e ambientais atuais. Eles devem saber as medidas que podem tomar para lidar com os problemas. Educação deve expor os jovens até mesmo para o lado mais obscuro da sociedade, os problemas que eclipse, os preconceitos que algema-lo e as superstições que ele cegos. Os jovens devem ser encorajados a avançar com ideias e desenvolver maneiras de melhorar a sociedade que eles fazem parte.

TORNAR-OS AUTO-CONSCIENTES: Superpopulação, gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, abortos, sexo sem proteção e gravidez na adolescência são algumas áreas de preocupação crescente hoje. A razão – falta de educação sexual. Conhecimento incompleto a este respeito ou noções erradas sobre os problemas sexuais da cunho psicológicos em adolescentes. Isto sublinha a importância da educação sexual para os jovens. Educação deve fazer os jovens auto-consciente.

DIZ-LHES O QUE É CERTO, E O QUE É ERRADO: incutir o bem em jovens, a educação deve também dar-lhes a capacidade de rejeitar o mal. Deveria permitir-lhes para escolher o bem contra o mal. A educação deve capacitá-los a tomar decisões e fazer escolhas – cada vez preferindo o certo ao invés do errado. A educação deve dar-lhes a força para aceitar os erros cometidos, corrigi-los e o  mais importante - aprender com eles. A educação deve dar-lhes a coragem de levantar depois de cada queda e transformar cada fracasso em um sucesso.

O objetivo fundamental da educação é criar bons seres humanos. A educação é vital para o crescimento e desenvolvimento saudável da personalidade. Na produção de seres humanos a partir de indivíduos reside a importância da educação.

Autor:Paulo Kampus





Fonte: Website do autor


A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Foto: Alunos do Projeto Esporte e Educação: Essa é a Nossa Praia
O mundo todo desperta-se para a importância da educação infantil. Até pouco tempo atrás esse ensino era tido como de menor importância.
Hoje, sabemos que a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro. Desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado.
Uma outra concepção é o desenvolvimento da autonomia, considerando, no processo de aprendizagem, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive. Entender a função de brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita, e da matemática.
Acompanhando a implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de assessorar as escolas, elaborou referenciais para um ensino de qualidade da educação básica, os chamados Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os Parâmetros não têm caráter obrigatório e servem de orientação às escolas públicas e particulares. Os Parâmetros, assessorando a competência profissional, contribuem para a elaboração de currículos de melhor nível, mais ajustados à realidade do ensino.
Os “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Infantil” propõem critérios curriculares para o aprendizado em creche e pré-escola. Buscam a uniformização da qualidade desse atendimento. Os Parâmetros indicam as capacidades a serem desenvolvidas pelas crianças: de ordem física, cognitiva, ética, estética, afetiva, de relação interpessoal, de inserção social e fornecem os campos de ação. Nesses campos são especificados o conhecimento de si e do outro, o brincar, o movimento, a língua oral e escrita, a matemática, as artes visuais, a música e o conhecimento do mundo, ressaltando a construção da cidadania.
O então ministro da Educação, Paulo Renato Souza, ao se referir aos Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental, ponderou: “Passamos a oferecer a perspectiva de que as creches passem a ter um conteúdo educacional e deixem de ser meros depósitos de crianças. Em todo o mundo está havendo a preocupação de desenvolver a criança desde o seu nascimento”.
Dados de 1998, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 25% da população de zero a 6 anos freqüentam creche ou pré-escola. São 5,5 milhões de crianças de um total de 21,3 milhões.
A educação infantil é definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como parte da educação básica, mas não da educação obrigatória. A lei define, também, nas disposições transitórias, a passagem das creches para o sistema educacional. O Ministério da Educação (MEC) determinou que, a partir de janeiro de 1999, todas as creches do País deveriam estar credenciadas nos sistemas educacionais.
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, cabe aos sistemas municipais a responsabilidade maior por esses atendimento. A Constituição da República diz que “A educação é direito de todos e dever do Estado”. A emenda constitucional n.º 14/96 alterou dispositivos relativos à educação e estabeleceu que a educação infantil é atribuição prioritária dos municípios.
A educação infantil tem-se revelado primordial para uma aprendizagem efetiva. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar futuro, propiciando à criança resultados superiores ao chegar ao ensino fundamental.
A educação infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem,  aquela  que deixa a criança pronta para aprender.
* Supervisora de ensino aposentada.        


Fonte: Site Izabel Sadalla Grispino