Seleção Pública de Projetos Esportivos Educacionais

quinta-feira, 23 de maio de 2013

DISLEXIA

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Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto. Em diferentes graus, os portadores desse defeito congênito não conseguem estabelecer a memória fonêmica, isto é, associar os fonemas às letras.

De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da população mundial, pode manifestar-se em pessoas com inteligência normal ou mesmo superior e persistir na vida adulta.

A causa do distúrbio é uma alteração cromossômica hereditária, o que explica a ocorrência em pessoas da mesma família. Pesquisas recentes mostram que a dislexia pode estar relacionada com a produção excessiva de testosterona pela mãe durante a gestação da criança.

Sintomas

Os sintomas variam de acordo com os diferentes graus de gravidade do distúrbio e tornam-se mais evidentes durante a fase da alfabetização. Entre os mais comuns encontram-se as seguintes dificuldades: 1) para ler, escrever e soletrar; 2) de entendimento do texto escrito; 3) para de identificar fonemas, associá-los às letras e reconhecer rimas e aliterações; 4) para decorar a tabuada, reconhecer símbolos e conceitos matemáticos (discalculia); 5) ortográficas: troca de letras, inversão, omissão ou acréscimo de letras e sílabas (disgrafia); 6) de organização temporal e espacial e coordenação motora.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por exclusão, em geral por equipe multidisciplinar (médico, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, neurologista). Antes de afirmar que uma pessoa é disléxica, é preciso descartar a ocorrência de deficiências visuais e auditivas, déficit de atenção, escolarização inadequada, problemas emocionais, psicológicos e socioeconômicos que possam interferir na aprendizagem.

É de extrema importância estabelecer o diagnóstico precoce para evitar que sejam atribuídos aos portadores do transtorno rótulos depreciativos, com reflexos negativos sobre sua auto-estima e projeto de vida.

Tratamento

Ainda não se conhece a cura para a dislexia. O tratamento exige a participação de especialistas em várias áreas (pedagogia, fonoaudiologia, psicologia, etc.) para ajudar o portador de dislexia a superar, na medida do possível, o comprometimento no mecanismo da leitura, da expressão escrita ou da matemática.

Recomendações

* Algumas dificuldades que as crianças podem apresentar durante a alfabetização só ocorrem porque são pequenas e imaturas e ainda não estão prontas para iniciar o processo de leitura e escrita. Se as dificuldades persistirem, o ideal é encaminhar a criança para avaliação por profissionais capacitados;

* O diagnóstico de dislexia não significa que a criança seja menos inteligente; significa apenas que é portadora de um distúrbio que pode ser corrigido ou atenuado;

* O tratamento da dislexia pressupõe um processo longo que demanda persistência;

* Portadores de dislexia devem dar preferência a escolas preparadas para atender suas necessidades específicas;

* Saber que a pessoa é portadora de dislexia e as características do distúrbio é o melhor caminho para evitar prejuízos no desempenho escolar e social e os rótulos depreciativos que levam à baixa-estima.



Fonte: Drauzio Varella

BAIXA ESTATURA


A maioria das crianças de estatura baixa é absolutamente saudável. Ainda assim, não são poucos os pais aflitos que levam seus filhos ao pediatra para saber se ficarão baixos para sempre ou se existe algum
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tratamento para fazê-los chegar ao tamanho mais alto que puderem atingir.


Na avaliação desses casos, é obrigatório afastar condições clínicas associadas à dificuldade de crescimento, como hipotireoidismo, desnutrição e outras doenças crônicas.

Na ausência dessas patologias, quando o padrão de crescimento de uma criança está em franco desacordo com a estatura dos pais, ou existe descompasso evidente entre o desenvolvimento do esqueleto e a idade cronológica, é necessário realizar avaliações clínicas e laboratoriais mais detalhadas.

Tais procedimentos são especialmente importantes nas seguintes situações: 1) altura que cai na faixa abaixo de 1% das curvas de estatura para crianças do mesmo sexo e idade; 2) idade óssea 10% abaixo daquela esperada para a faixa etária; 3) proporções anormais entre os comprimentos dos membros superiores e inferiores; 4) altura provável significativamente menor do que a dos pais.

História familiar de atraso para chegar à puberdade e para atingir a altura final na vida adulta pode sugerir tratar-se apenas de um caso de crescimento mais lento, que não comprometerá a estatura definitiva.

Cerca de 15% dos que apresentaram retardo no crescimento durante a vida intrauterina serão adultos mais baixos.

Dosagens hormonais dentro da normalidade afastam a hipótese de formas graves de deficiência de hormônio do crescimento, mas não a de déficits mais leves. Para complicar, níveis baixos do hormônio podem voltar ao normal assim que se inicia a puberdade.

Como na maioria dessas crianças, a avaliação clínica e laboratorial é incapaz de detectar alterações que justifiquem o crescimento diminuído, esses casos são classificados como atraso de puberdade ou baixa estatura idiopática não relacionada à deficiência de hormônio do crescimento, guarda-chuva que acolhe os pacientes diagnosticados como “baixa estatura idiopática”.

Em conjunto com os pais, o desafio dos endocrinologistas é decidir se a baixa estatura caracteriza um distúrbio que exige tratamento. Nesse caso, o objetivo seria assegurar crescimento mais rápido durante a infância, tamanho normal ou a maior altura possível na vida adulta?

A simples observação é o caminho mais seguro para boa parte dos casos idiopáticos. Estudos comparativos entre crianças com estaturas diferentes e avaliações psiquiátricas de adultos mais baixos mostram que o estresse psicológico pode estar, ou não, relacionado com a estatura. Da mesma forma, ensaios clínicos conduzidos com crianças tratadas com hormônio do crescimento foram incapazes de relacionar aumento da altura com o bem-estar psicológico.

Quando indicada, a administração de hormônio do crescimento é capaz de provocar aumento de 0,4 cm por ano de tratamento. Idade mais baixa, esqueleto ainda longe da maturidade e pais de estatura mais alta são fatores que aumentam a probabilidade de resposta favorável. Pais mais baixos diminuem a chance de crescimento expressivo.

O hormônio deve se injetado diariamente, por via subcutânea, até que o crescimento esteja completo, ou enquanto pais e médicos julguem necessário, critério subjetivo que dificulta a tomada de decisões racionais.

O tratamento é caro. As estimativas vão de U$ 30.000 a U$ 50.000 para cada centímetro ganho. Os riscos são pequenos, mas ainda não estão bem esclarecidos.

A alternativa é a administração de andrógenos em doses baixas: testosterona injetável ou oxondrolone. Em dois ensaios clínicos, o crescimento foi de 3,0 cm a 5,1 cm por ano, durante um a três anos.

O acompanhamento de pacientes tratados com andrógenos mostra que o tratamento está associado a crescimento normal durante a puberdade e à estaturas iguais ou pouco maiores do que a das previsões feitas antes de administrá-los.

Frase: “Do pão e do amor floresceu, no homem, o desejo de ser mais forte que os outros.” Coelho Netto


Fonte: Drauzio Varella

O que fazer para estimular a criança comer melhor?

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Por Nutricionista Camila Cialdini Faria - CRN9 9661

A formação do hábito alimentar começa desde os primeiros anos de vida.Após o desmame inicia-se a introdução de novos alimentos na rotina alimentar da criança.

É nesse momento que, os pais devem ter disciplina e postura para apresentar ao seu filho o mundo dos alimentos. Desde então, é necessário introduzir e apresentar  à criança uma maior diversidade de alimentos e preparações, priorizando os de boa qualidade nutricional como: frutas, legumes e verduras, sucos naturais, frango sem pele, carnes magras, peixes, arroz, biscoito salgados e produtos integrais.

Vale ressaltar que, o primeiro contato com alguns alimentos pode não ser uma boa experiência. É comum que alimentos diferentes e novas preparações sejam rejeitados pela criança no primeiro momento, mas isso não significa que estes itens devem ser retirado da sua dieta. A adaptação dos alimentos pelos pequenos demanda paciência e tempo. Os alimentos, uma vez rejeitados, devem ser novamente oferecidos, ao longo de um tempo e em preparações diferentes, por até mais 10 vezes à criança. Normalmente, estes alimentos passam a ser, cada vez mais, aceito por elas, caso contrário deve ser retirado da alimentação por um tempo indeterminado.

Nos primeiros anos de vida é recomendado evitar a oferta de doces e açúcar. É nessa fase que a criança desenvolve seu paladar para tais alimentos e, uma vez, bem aceito estes se tornam prioridade para criançada. Quanto mais tardio for a apresentação dos produtos fontes de açúcar, maior é a chance da criança não desenvolver uma palatabilidade por estes e, então, aderir a uma alimentação mais saudável.

Uma alimentação equilibrada e adequada fornece  à criança suporte para um bom crescimento e desenvolvimento. Atitudes conscientes dos pais diminuem a chance da criança desenvolver distúrbios alimentares com riscos nutricionais, como: desnutrição, baixa estatura para idade e obesidade.

A obesidade infantil, hoje, está cada vez mais presente na vida dos brasileiros e seus índices vem aumentando consideravelmente como o passar dos anos. Uma criança obesa tem maior pré-disponibilidade a desenvolver doenças crônicas não transmissíveis ( hipertensão arterial, dislipidemia, diabetes mellitus tipo 2 e obesidade mórbida) na vida adulta do que uma criança que cresceu na faixa de normalidade.

Nunca é cedo demais para falarmos de saúde. São atitudes e hábitos adquiridos na infância, os maiores responsáveis pela formação de adultos saudáveis. O acompanhamento nutricional é recomendado para qualquer idade, e quanto mais cedo ele se inicia, maiores são as chances de desenvolvermos adultos sadios que buscam qualidade de vida. Vocês não concordam que é mais fácil EDUCAR do que REEDUCAR?

Desde cedo, a criança deve ser incentivada a: fazer de 5 a 6 refeições por dia (café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, se necessário); Beber bastante água durante todo o dia, em torno de 1 litro e meio; Evitar o consumo de alimentos como chips, doces, refrigerantes e demais guloseimas; 

Consumir leite e seus derivados 3 vezes ao dia; Assim como deve ser incentivada a consumir, pelo menos, 4 vezes ao dia frutas e verduras (Atenção! Legumes e verduras devem ser bem lavados e higienizados.); Não substituir a água e sucos naturais por refrigerantes, mesmo que os de 0% de açúcar; Ter horários regulares para se alimentar; Procurar ingerir alimentos de todos os grupos: carboidratos (pão, arroz, batata, bolo simples, biscoito salgado, podendo variar entre os comuns e os integrais.), proteínas (carne, leite, ovo) e lipídeos de boa qualidade (margarina, óleo vegetal, azeite, castanhas) e dar preferência aos alimentos assados e grelhados em substituição das frituras.

E agora?  Como colocar tudo em prática? O que realmente devemos fazer para estimular a criança a comer melhor? Abaixo seguem algumas dicas:

Cardápios coloridos: As cores dos alimentos ajudam a compor a apresentação dos pratos e são ótimas para atrair a atenção e o apetite da criança. Lembre-se: primeiro comemos com os olhos e isso não é diferente nas crianças.

Montagem do prato: As preparações devem ser sempre diversificadas, assim como seus acompanhamentos. É interessante, montar o prato de diferentes maneiras, com os alimentos em posições contrárias aos dias anteriores, principalmente quando se trata de arroz e feijão. Varie os tipos desses alimentos, como: feijão carioca, feijão preto, feijão branco como salada, arroz branco, arroz com açafrão e arroz com brócolis. Use sua criatividade! Faça desenhos e carinhas.

Alimentos preferidos: Sempre que possível, inclua nas refeições da criança os alimentos de maior preferência, assim ela aceitará com mais facilidade os outros alimentos. Atenção! A presença de alimentos preferidos não impede que o prato contenha novas preparações e/ou alimentos previamente rejeitados, muito pelo contrário.

Importância da alimentação: Na medida do possível, explique para a criança a função dos alimentos, a importância de cada grupo alimentar , o por que a dieta deve ser tão variada e  não conter apenas biscoitos ou chocolates. Introduza na hora da refeição assuntos ligados a uma boa nutrição.

Modo de preparo do alimento: A família não precisa ter cardápios diferentes ou preparações separadas. Os alimentos usados habitualmente pelos adultos devem ser também consumidos pela criança. Recomenda-se, neste caso, adaptar a preparação de acordo com a faixa etária do seu filho.  Uma nova elaboração no preparo dos alimentos faz com que as crianças aceitem, com mais facilidade, o que lhe for oferecido.  Cozinhe ou desfie as carnes ao invés de assar ou grelhar, prefira legumes cozidos e frutas macias na sobremesa.

Refeição em Família: Completando a questão anterior, é interessante que os pais façam o consumo dos mesmos alimentos que seus filhos. Coloque no seu prato e no da criança todas as opções do cardápio oferecido no dia, mesmo que esse contenha algum alimento que a criança rejeita. Uma das maneiras, se não a mais importante, de aprendizagem da criança é o espelhamento em seus pais. A criança copia e observa tudo que os pais estão fazendo. Não adianta fazer a criança comer algo que você mesmo não come.
Insistir com as novidades: Nem sempre a criança concorda em comer uma preparação que lhe é oferecida pela primeira vez. Algumas precisam provar o mesmo alimento de 8 a 10 vezes antes de aceitá-lo e incluí-lo nos seus hábitos alimentares.

Participação Culinária: Envolver a criança na escolhas e no preparo dos alimentos. Exemplo: Leve-a ao sacolão para ajudar nas escolhas de frutas, verduras e legumes, permitindo que ela leve uma de sua preferência ou mesmo uma novidade. Ensinar a criança a fazer uma salada de frutas, assistirem uma preparação de bolo e mexer nos alimentos.

Autonomia: Deixar a criança controlar o quanto comer. Não forçar! Respeite a sensação de saciedade da criança. Já o número das refeições ao dia pode ser imposto pela família. Deixar a criança comer sozinha, oferecendo ajuda ocasionalmente. Preparar os alimentos de forma que a alimentação seja fácil para ela.

Respeito: Não forçar a criança e nem castigá-la no caso de recusar se alimentar. É melhor deixar que ela não coma do que tornar a ocasião um momento de desentendimento e insatisfação para filho e pais. Respeite a decisão da criança, mais tarde ela irá  procurar procurar você para se alimentar. Nessa hora ofereça sempre refeições saudáveis.

São pequenas atitudes e escolhas dos pais que fazem a diferença na formação de um bom hábito alimentar pelos seus filhos. Aprendendo desde cedo o conceito de saúde e nutrição a criança cresce com maior consciência e, uma vez, realizada a educação alimentar de seus filhos, previne de mais tarde viver um processo de reeducação alimentar, principalmente relacionado a uma patologia.


Fonte:  A Nutricionista

Reciclagem de Garrafa PET - O que é PET, processo de reciclagem, importância para o meio ambiente, artesanato com PET e reutilização




Foto: Alunos do "Essa é a Nossa Praia"

O que é PET?

O politereftalato de etileno, mais conhecido como PET, é um tipo de plástico muito utilizado na fabricação de garrafas (refrigerantes, água, sucos, óleos e etc.) e de alguns tipos de tecidos. Do ponto de vista químico, o PET é um polímero termoplástico. Uma das grandes vantagens do PET é que ele pode ser reprocessado várias vezes, facilitando e favorecendo seu processo de reciclagem e uso contínuo na cadeia produtiva. 


A importância da reciclagem do PET

Com o uso em grande escala das garrafas PET, principalmente a partir da década de 1990, surgiu um problema ambiental sério. Muitas destas garrafas eram descartadas e acabam parando em terrenos, rios, esgotos, mares e matas. Como este material pode se manter até 750 anos na natureza, tornou-se de fundamental importância a sua coleta e reciclagem.

Além de favorecer o meio ambiente, a reciclagem de garrafas PET gera empregos nas cooperativas de catadores de lixo reciclável e também nas empresas que trabalham diretamente com o processo de reciclagem e produção de matéria-prima a partir de embalagens PET. Ao invés de ficar poluindo o meio ambiente, o material pode voltar a cadeia produtiva.

A reciclagem de garrafas PET passa pelos seguintes processos: 

1º) As embalagens PET passam por um processo de lavagem e prensagem; 

2º) Os fardos de PET passam por um processo de trituração, resultando em flocos; 

3º) Os flocos passam por um processo conhecido como extrusão, resultando em grãos; 

4º) Os grãos são transformados em fios de poliéster ou produtos plásticos como, por exemplo, embalagens.


Artesanato e reutilização

Com criatividade podemos criar em casa vários objetos úteis ou decorativos com garrafas PET como, por exemplo:

- Luminárias

- Vasos para plantas

- Regadores para plantas

- Porta guardanapo

- Banquinhos

- Porta lápis e canetas

- Jogos educativos

- Potes para utensílios.



Fonte: Sua Pesquisa