Seleção Pública de Projetos Esportivos Educacionais

quinta-feira, 2 de maio de 2013

O Lúdico & A Aprendizagem!


                                         


Falaremos agora sobre o lúdico como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem em sala de aula, quadra,
Foto: Internet 
em um ambiente educacional.


A ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, principalmente na educação infantil, por ser o brinquedo a essência da infância, e seus usos permitirem um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.


O “lúdico” pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianças. É evidente que os professores e futuros professores devem e precisam tomar consciência disso, nós (digo nós, porque sou professora) temos que ter em mente que escola não é local para “criar” atletas de elite, e sim um local para a formação de possíveis talentos e acima de tudo cidadãos de bens, não podemos esquecer que as aulas de educação física são a válvula de escape de uma rotina maçante de aulas com o bumbum pregado em uma cadeira.


O correto é que os professores atuantes em todas as disciplinas tenham conhecimento de alguns conceitos, como o “lúdico” e a “brinquedoteca”, e muitas outras questões sobre a relação do brincar com a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. Com certeza as aulas seriam mais prazerosas e os alunos teriam maior aprendizado, mas essa parte do lúdico é jogado como responsabilidade da Educação Física, pois somos vistos como um segundo recreio, disciplina sem importância, mas temos uma importância fundamental, sabemos disso, uma delas é trazer um alívio para todo o stress sofrido durante as aulas de gramática, matemática, e renovar essas crianças para a próxima aula!

No decorrer da minha experiência como professora, constatei que o lúdico exerce um papel importante na aprendizagem das crianças, e que alguns professores acreditam ser possível reunir dentro da mesma situação o brincar e o educar. Boa parte dos professores possuem conhecimento acerca do tema, mas tem medo de trabalhar com essa ferramenta por acreditar que a turma vai se perder, não vão se respeitar, não vão aprender, que para aprender tem que se manter uma doutrina rígida, focada na repetição, oras bolas, posso aprender a tabuada escrevendo ela mil vezes ou fazendo mil coisas diferentes, entre elas, uma brincadeira!
Independentemente de época, cultura e classe social, os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança, pois elas vivem em um mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos, onde a realidade e o faz-de-conta se confundem.

Deixo aqui como observação, a necessidade tanto nas escolas públicas quanto nas privadas, ou em outro local de ensino, uma maior conscientização no sentido de desmistificar o papel do “brincar”, que não é apenas um mero passatempo, mas sim objeto de grande valia na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças.

Nas sociedades de mudanças aceleradas em que vivemos, somos sempre levados a adquirir competências novas, pois é o individuo a unidade básica de mudança. A utilização de brincadeiras e jogos no processo pedagógico faz despertar o gosto pela vida e leva as crianças a enfrentarem os desafios que lhe surgirem.


Fonte: Educação Física da Depressão

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