Seleção Pública de Projetos Esportivos Educacionais

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Atividade Física na Infância

O esporte traz muitos benefícios para a saúde física e mental da criança. Especialistas dizem, que quanto mais cedo a criança cria o hábito pelo esporte, menos propensão ela têm à doenças. Com cinco ou seis meses, assim que conseguem movimentar bem os braços e as pernas, já podem começar o seu envolvimento com o mundo esportivo. Nessa fase o esporte indicado é a natação que estimula o desenvolvimento neuromotor, fortificação da
Imagem: Internet 

musculatura, aumento da capacidade cardíaca e também ajuda com os problemas respiratórios.
 
Além de prevenir doenças o esporte contribui no desenvolvimento infantil e também no relacionamento saudável com outras crianças.
 
É importante manter o esporte como forma de ocupação e desenvolvimento da criança. Se ela vai ou não se destacar na sua modalidade só o tempo e as conseqüências podem dizer. Se os treinos não servirem para que ela alcance grandes performances, ao menos podem torná-la mais saudável física e mentalmente, e menos suscetível ao mundo das drogas, entre outros problemas sociais.
 
Fazer exercícios de forma divertida é o melhor caminho, inclusive para trabalhar a auto estima da criança, a prática de esporte o ajudará a ter mais confiança em si mesma, a relacionar-se melhor com os demais, inclusive a superar algumas enfermidades como a asma.
 
O esporte abre a porta para a sociabilidade, contribuindo para a educação, para o convívio e desenvolve a aprendizagens que serão úteis para o resto de sua vida, começando a aprender a lidar com o próximo, seja ele o parceiro, o adversário, o professor ou o técnico.
 
Aos pais, é importante lembrar, “nada de cobranças”! Os filhos devem olhar para o esporte como um prazer, lazer e não como uma competição ou obrigação, para que nenhum limite seja ultrapassado. Tudo à seu tempo.
  




Fonte: tracka&field

Nenhum comentário:

Postar um comentário