Imagem: Internet
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A prática de esportes é fundamental para a saúde e bem-estar do ser humano. Ela ensina valores fundamentais, como a autoconfiança, a inclusão social, o trabalho em equipe e o respeito pelas outras pessoas. Na infância e na adolescência, essas atividades ganham uma importância maior para o desenvolvimento de meninos e meninas. Por isso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina que é responsabilidade do poder público oferecer áreas de esporte e lazer para esse público.
Especialistas alertam que o esporte na infância e na adolescência deve ser, antes de tudo, um prazer, uma brincadeira. Deve ser o momento de encontrar os amigos, se divertir e, junto com isso, aprender uma modalidade esportiva e desenvolver habilidades físicas.
No momento em que a criança inicia a prática esportiva, ela obtém também benefícios sociais e psicológicos. Por meio do esporte, meninos e meninas aprendem tanto a reagir em diferentes situações, como também a se tornarem mais atentos aos processos de seu comportamento.
Além disso, há ainda vantagens físicas como a prevenção de doenças cardíacas, diabetes, obesidade ou outros males crônicos que aparecem na idade adulta. Apesar de o esporte trazer grandes benefícios para crianças e adolescentes, ele tem que ser orientado de uma forma correta e saudável para que não haja uma obsessão pela competição.
O Governo Federal realiza uma série de projetos de incentivo ao esporte voltados ao público infanto-juvenil. A parceria firmada entre o Ministério do Esporte e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) possibilita a captação de recursos junto a pessoas físicas e jurídicas, as quais poderão direcionar suas doações a projetos esportivos sociais.
Um programa de estímulo ao esporte que tem dado resultado é o Programa Esporte e Lazer da Cidade, implantado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer (SNDEL), do Ministério do Esporte. A iniciativa pretende suprir a falta de políticas públicas e sociais que atendam às necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer.
O programa atua em Belém (PA) desde outubro de 2005 e oferece diversas oficinas para cerca de 2.500 pessoas nas áreas de esporte e lazer como brinquedoteca, capoeira e dança. A meta é atender 5.700 até setembro deste ano.
O que diz a lei
Os artigos 4°, 16° e 71° do ECA dizem que crianças e adolescentes têm direito à informação, à cultura, ao lazer, à educação e à prática de esportes.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei 9.394, determina que os conteúdos da educação básica deverão observar a promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais (artigo 27, inciso IV).
Encaminhamentos
1. O seu município possui políticas públicas de incentivo ao esporte para crianças e adolescentes? 2. Se houver, quais são e como está o funcionamento dessas políticas? 3. Se não, por que elas não são oferecidas? 4. Quanto é investido em políticas públicas esportivas anualmente em seu município? 5. Quantos meninos e meninas já foram atendidos por projetos esportivos? Quais os resultados obtidos?
Mais informações
Para saber mais a respeito dos benefícios do esporte na infância e adolescência visite o endereço eletrônico http://www.cdof.com.br/crianca.htm, que contém diversos artigos sobre o tema.
Para ter mais informações sobre os projetos de incentivo ao esporte do Governo Federal, acesse o site do Ministério do Esporte http://portal.esporte.gov.br/
Com quem falar
Procure a secretaria de esporte e lazer do seu município e veja quais as políticas públicas de incentivo ao esporte para público infanto-juvenil.
Entre em contato com médicos, psicólogos, fisioterapeutas e pedagogos para saber os benefícios que a prática de esporte pode propiciar a crianças e adolescentes.
Fale também com meninos e meninas atendidos por projetos esportivos e pergunte sobre como eles ingressaram no projeto e se essas iniciativas estão contribuindo com a vida deles.
Dicas
Verifique se seu município possui espaços de esporte e lazer para as crianças e adolescentes. Se houver, analise qual a condição desses lugares. Observe ainda se oferecerem a estrutura necessária para a prática de esportes. Verifique também se comunidades e escolas promovem eventos de estímulo às atividades esportivas.
Especialistas alertam que o esporte na infância e na adolescência deve ser, antes de tudo, um prazer, uma brincadeira. Deve ser o momento de encontrar os amigos, se divertir e, junto com isso, aprender uma modalidade esportiva e desenvolver habilidades físicas.
No momento em que a criança inicia a prática esportiva, ela obtém também benefícios sociais e psicológicos. Por meio do esporte, meninos e meninas aprendem tanto a reagir em diferentes situações, como também a se tornarem mais atentos aos processos de seu comportamento.
Além disso, há ainda vantagens físicas como a prevenção de doenças cardíacas, diabetes, obesidade ou outros males crônicos que aparecem na idade adulta. Apesar de o esporte trazer grandes benefícios para crianças e adolescentes, ele tem que ser orientado de uma forma correta e saudável para que não haja uma obsessão pela competição.
O Governo Federal realiza uma série de projetos de incentivo ao esporte voltados ao público infanto-juvenil. A parceria firmada entre o Ministério do Esporte e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) possibilita a captação de recursos junto a pessoas físicas e jurídicas, as quais poderão direcionar suas doações a projetos esportivos sociais.
Um programa de estímulo ao esporte que tem dado resultado é o Programa Esporte e Lazer da Cidade, implantado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer (SNDEL), do Ministério do Esporte. A iniciativa pretende suprir a falta de políticas públicas e sociais que atendam às necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer.
O programa atua em Belém (PA) desde outubro de 2005 e oferece diversas oficinas para cerca de 2.500 pessoas nas áreas de esporte e lazer como brinquedoteca, capoeira e dança. A meta é atender 5.700 até setembro deste ano.
O que diz a lei
Os artigos 4°, 16° e 71° do ECA dizem que crianças e adolescentes têm direito à informação, à cultura, ao lazer, à educação e à prática de esportes.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei 9.394, determina que os conteúdos da educação básica deverão observar a promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais (artigo 27, inciso IV).
Encaminhamentos
1. O seu município possui políticas públicas de incentivo ao esporte para crianças e adolescentes? 2. Se houver, quais são e como está o funcionamento dessas políticas? 3. Se não, por que elas não são oferecidas? 4. Quanto é investido em políticas públicas esportivas anualmente em seu município? 5. Quantos meninos e meninas já foram atendidos por projetos esportivos? Quais os resultados obtidos?
Mais informações
Para saber mais a respeito dos benefícios do esporte na infância e adolescência visite o endereço eletrônico http://www.cdof.com.br/crianca.htm, que contém diversos artigos sobre o tema.
Para ter mais informações sobre os projetos de incentivo ao esporte do Governo Federal, acesse o site do Ministério do Esporte http://portal.esporte.gov.br/
Com quem falar
Procure a secretaria de esporte e lazer do seu município e veja quais as políticas públicas de incentivo ao esporte para público infanto-juvenil.
Entre em contato com médicos, psicólogos, fisioterapeutas e pedagogos para saber os benefícios que a prática de esporte pode propiciar a crianças e adolescentes.
Fale também com meninos e meninas atendidos por projetos esportivos e pergunte sobre como eles ingressaram no projeto e se essas iniciativas estão contribuindo com a vida deles.
Dicas
Verifique se seu município possui espaços de esporte e lazer para as crianças e adolescentes. Se houver, analise qual a condição desses lugares. Observe ainda se oferecerem a estrutura necessária para a prática de esportes. Verifique também se comunidades e escolas promovem eventos de estímulo às atividades esportivas.
Fonte: Unama - Universidade da Amazônia
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