A educação e a aprendizagem não podem ser reduzidas ao contexto escolar. Assim, é importante a interação e efetiva participação dos pais na vida escolar de seus filhos. Os professores têm inúmeras funções pedagógicas, entre elas a de motivar o aluno a aprender. Porém, nenhum de seus esforços será completo se a família não assumir, também, a responsabilidade de fomentar uma aprendizagem realmente significativa. Ou
Imagem: Internet |
Para um bom rendimento escolar, a participação dos pais é fundamental. Alguns especialistas chegam a dizer que nenhum outro fator tem tanto impacto positivo como esse. O Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) estudou o assunto no Brasil e concluiu que apenas incentivar o filho a fazer as lições de casa e ir à escola todos os dias, providenciar um lugar tranquilo onde ele possa estudar e comparecer às reuniões de pais tem o efeito de elevar as notas em cerca de 15%.
Não há, então, como negar que os pais têm um papel de protagonistas no desenvolvimento escolar de seus filhos – e a escola pode trabalhar isso de forma ativa, elaborando projetos que incentivem e favoreçam a integração dos pais com a escola e com tudo que a criança faz dentro dela.
Pensando nisso, o Ateliê Maria Flor desenvolveu um trabalho para que as escolas pudessem realizar atividades manuais e artesanais com os pequenos e, ao mesmo tempo, preencher essa necessidade de ter os pais mais próximos. Fátima Rodrigues, diretora do ateliê, diz que esse tipo de iniciativa facilita muito a integração e tem resultados muito positivos.
Fonte: Revista Guia Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário