Seleção Pública de Projetos Esportivos Educacionais

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O que colocar na lancheira dos meus filhos?

Preparar a lancheira



Muitos pais se perguntam, no momento de preparar a lancheira dos filhos, quais seriam os alimentos adequados, saudáveis e ao mesmo tempo apetitosos para a hora do lanche na escola. Confusos entre a preocupação de oferecer ao filho ou à filha uma alimentação nutricionalmente equilibrada e também diante dos gostos e preferências das crianças, os pais muitas vezes acabam por não saber o que fazer no momento de montar o cardápio. Na maioria das vezes, acabam deixando à cantina da escola a tarefa de fornecer um cardápio variado e, por vezes, custoso e de qualidade nutricional duvidosa. Ou então, acabam cometendo alguns deslizes por falta de orientação adequada. 

Com a correria do dia a dia, a necessidade de alimentos de preparo rápido tem crescido. Isso acaba por caracterizar uma alimentação cada vez mais industrializada, que começa com os pais e tende a ser seguida por todos da casa. A escola, nesse contexto, é apenas uma extensão. Por isso é necessário adotar alguns critérios ao organizar a lancheira. Uma opção interessante é levar, sempre, alimentos de casa que sejam saborosos e que não estraguem o padrão de qualidade da alimentação da criança. 
É fato que muitas cantinas escolares, exceto as que estão em um processo de readaptação nutricional, vendem produtos com alto teor de açúcar, corantes, gordura e sódio. Não que esses alimentos devam ser eliminados do cardápio. No entanto, o consumo em excesso pode levar a doenças como diabetes, hipertensão e obesidade. Dessa forma, uma lancheira composta por alimentos selecionados vai contribuir para o bom crescimento e desenvolvimento físico da criança em idade escolar. Além disso, o que a criança aprende durante a infância - e nesse caso os hábitos alimentares também estão inseridos - influenciará em seu comportamento no que diz respeito à saúde na vida adulta. 
Muitas regiões do país estão adotando leis restritivas para a venda de alimentos com alto teor de açúcar, gordura e sódio nas cantinas escolares. No entanto, a restrição pura sem orientação leva a problemas como o câmbio negro e a procura maior por estes alimentos na porta da escola... além disso, não há como evitar que a criança traga estes alimentos de casa. Daí a importância dos pais preferirem um alimento mais adequado no momento de preparar a lancheira. Outro motivo é garantir uma alimentação que contemple a quantidade suficiente de nutrientes para que seus filhos tenham um bom aprendizado nas aulas e possam, futuramente, evitar doenças como as citadas acima. Portanto, saiba como escolher os alimentos que farão parte do lanche escolar: 
SUBSTITUA: - refrigerantes por sucos de frutas naturais, os quais devem ser acondicionados em garrafas térmicas próprias para lancheiras; - bolacha recheada por biscoitos integrais ou biscoitos caseiros; - sanduíches à base de maionese por fatias de queijo ou ricota com cenoura e alface, por exemplo. 
PREFIRA: - frutas como maçã, mexerica, uva, morango, mamão, melão e abacaxi picados; - iogurtes naturais ou queijos petit suisse acrescidos de frutas picadas ou cereais; - pães ou bolos com farinhas integrais, frutas, pouco açúcar e gordura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário