Férias ajudam o aluno a recuperar o equilíbrio emocional e a refletir sobre os conteúdos das aulas.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabelece que as escolas devem cumprir 200 dias letivos, com os intervalos das férias de julho e de verão. Mas há quem continue a se perguntar se essa pausa tem de fato sua importância, repercutindo positivamente no desempenho escolar, seja qual for a idade do aluno.
A resposta? Sim. O descanso permite fazer reflexões que a rotina diária impede, com o distanciamento do ambiente escolar, o aluno faz outra leitura, ele apreende diferentemente os conteúdos transmitidos durante o ano letivo.
É mais ou menos assim: se a criança chega à escola já ciente de que a água ferve sob a ação do fogo, será na sala de aula que ela vai entender as razões científicas desse processo - conteúdo que irá "digerir", quando tiver tempo livre para pensar. Essa ideia de usar o tempo em proveito próprio, sem o esforço de produzir (e ter de se destacar), é vital para o equilíbrio emocional e cognitivo da criança, imagine o estresse que as crianças enfrenta, eles precisam de uma pausa mais do que todos!
A resposta? Sim. O descanso permite fazer reflexões que a rotina diária impede, com o distanciamento do ambiente escolar, o aluno faz outra leitura, ele apreende diferentemente os conteúdos transmitidos durante o ano letivo.
É mais ou menos assim: se a criança chega à escola já ciente de que a água ferve sob a ação do fogo, será na sala de aula que ela vai entender as razões científicas desse processo - conteúdo que irá "digerir", quando tiver tempo livre para pensar. Essa ideia de usar o tempo em proveito próprio, sem o esforço de produzir (e ter de se destacar), é vital para o equilíbrio emocional e cognitivo da criança, imagine o estresse que as crianças enfrenta, eles precisam de uma pausa mais do que todos!
Há, no entanto, o pai e a mãe interessados em aproveitar a pausa para "equipar" seus filhos de mais informação, inscrevendo a garotada em cursos especiais durante as férias. São pais preocupados em tornar os filhos capazes de sobreviver o quanto antes no mercado de trabalho competitivo.
Moral da história? Quanto maior o ócio, maior a possibilidade de a criança e/ou o jovem recuperar o fôlego e voltar "tinindo" para a escola.
Moral da história? Quanto maior o ócio, maior a possibilidade de a criança e/ou o jovem recuperar o fôlego e voltar "tinindo" para a escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário