Imagem: Internet |
1. Infância
A infância é o período que vai do nascimento ao início da puberdade, por volta dos 10 anos. Nos primeiros anos, a criança começa a falar e aprende atos básicos de locomoção como sentar, engatinhar, andar e correr. É o início do desenvolvimento humano.
A partir daí, vem uma seqüência de mudanças intensas que vão desde a queda dos dentes de leite ao desenvolvimento psicológico e, por fim, à puberdade. Não é à toa que os primeiros anos de vida exigem cuidados especiais, desde o berço. Atenção a eles:
Amamentação
Até o 6º mês, o leite materno pode ser a única fonte de alimentação para o bebê. Ele contém todos os nutrientes de que o bebê necessita, inclusive água, e ajuda na recuperação de doenças. O pediatra deve acompanhar toda esta fase com consultas mensais, até o primeiro ano de vida.
Vacinação
É importante na prevenção, pois estimula defesas contra doenças preveníveis. Veja na caderneta de saúde as vacinas que seu bebê precisa tomar e siga o calendário de vacinação.
Alimentação
Após o 6º mês, a dieta de um bebê começa a variar, com a introdução lenta e gradual de novos alimentos. O pediatra é a melhor fonte de informação no assunto.
- Entre 5 e 11 anos, é hora de estimular a criança a construir bons hábitos alimentares que o acompanharão pelo resto da vida, evitando doenças como hipertensão arterial e diabetes mellitus.
Um prato saudável contém:
Verduras e legumes; carboidratos - massas, arroz ou batata; e proteínas - feijão, carne, frango ou peixe. Além disso, para crescer saudável a criança pode precisar de algum complemento vitamínico ou suplemento alimentar que o seu pediatra poderá indicar, quando necessário.
A prática regular de exercícios físicos na infância favorece o crescimento, aprimora a coordenação motora e o convívio social. Mas o esporte deve ser praticado como brincadeira. A criança não deve ser tratada (e nem cobrada) como um superatleta.
Acidentes na infância
Mais de 90% dos casos de acidentes na infância, principalmente, os domésticos, poderiam ser evitados. Para isso:
- Evite deixar as panelas com os cabos voltados para fora.
- Mantenha torradeiras, cafeteiras, ferros elétricos, fósforos e isqueiros longe do alcance dos pequenos.
- Coloque grades nas janelas e portões nas escadas.
- Use protetor especial para as tomadas e esconda os fios.
- Evite deixar a criança sozinha em piscinas e em áreas de lazer como lagos e praia. Leve sempre um objeto flutuante.
- Para evitar ingestão de objetos, procure brinquedos grandes, resistentes sem pontas finas e salientes.
Saúde Ocular e Auditiva
Esteja atenta e consulte o pediatra em caso de dúvidas sobre o assunto. Se for necessário, ele encaminhará seu filho ao oftalmologista ou ao otorrinolaringologista.
Fonte: Viva Viver
Nenhum comentário:
Postar um comentário